18 de fevereiro de 2014

Zizi Possi para o povo







Show
Edição de quinta-feira, 19 de maio de 2011 

Cantora apresenta show Cantos e Contos, em que revisita o repertório e apresenta canções inéditas em sua voz 

Sem soar datado ou ancorado no passado, a receita é simples: canções que batem direto no coração e imaginário do público, mas que antes de tudo representam uma trajetória de conquistas e expressão musical; e músicas inéditas na interpretação precisa e musical da cantora Zizi Possi. Essa é a receita do show Cantos e Contos 1 e 2, que após temporada em São Paulo, originou o DVD com o mesmo nome e que chega a João Pessoa no dia 27 de maio em mais uma edição do projeto Som das Seis, dessa vez realizado na Praça do Povo da Fundação Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), às 21h. A informação foi confirmada pela Fidelio Produções que gerencia a agenda da cantora. 


Show integra o projeto Som das Seis. 
Cantos e Contos é um registro refinado, afetivo e magristral de Zizi Possi e o primeiro de caráter revisionista, embora a cantora tenha regravado canções lançadas no início da carreira. Com a concepção e direção musical da própria Zizi Possi e direção dos shows de cenografia de José Possi Neto, Cantos e Contos é o registro de celebração com parceiros e de aproximação com novos artistas. O show é uma síntese do roteiro das 12 apresentações realizadas em 2008 em que ela, no palco do Tom Jazz, em São Paulo, recebeu Alceu Valença, Alcione, Edu Lobo, Ana Carolina, Eduardo Dusek, Ivan Lins, Roberto Menescal, Luiza Possi e Toninho Ferragutti. 

O repertório do show Cantos e Contos confirma a versatilidade de Zizi ao interpretar um lamento urbano como “Na Primeira Manhã”, de Alceu, ao lado das canções de Tom Jobim “Desafinado”, em parceria com Newton Mendonça, e “Retrato Branco e Preto”, com Chico Buarque; “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas; “João e Maria”, de Sivuca e Chico Buarque; “Nega do Cabelo Duro”, de Rubens Soares e David Nasser. No repertório estão algumas canções que se tornaram conhecidas na voz de Zizi como “Eu Velejava em Você”, de Eduardo Dusek; “Luiza”, Tom Jobim; e “Caminhos de Sol”, de Herman Torres e Salgado Maranhão. 

Na trajetória de 30 anos, o destino de Zizi Possi cruzou com alguns paraibanos, O mestre Sivuca tocou acordeom no disco de estreia de Zizi Flor do Mal, em 1978. Do repertório de Herbert Viana Zizi gravou “Meu Erro” (Estrebucha Baby, 1989), “Um Beijo Meu” (Mais Simples, 1996), “Eu Te Amo” (Puro Prazer, 1999) e “Eu Só Sei Amar Assim” (Bossa, 2001). Com a projeção de Chico César ela gravou do catolaico “Beradêro” (Mais Simples, 1996) e “Disparada” de Geraldo Vandré (Puro Prazer, 1999). Do atual maestro da Orquestra Sinfônica João Linhares veio a gravação da canção “Qualquer Hora” (Bossa, 2001). 

Cantos e Contos é o primeiro registro depois do CD/DVD Para Inglês Ver…e Ouvir, lançado em 2005. O show/DVD é a reafirmação do que pensa sobre a música: a forma que encontrou para se comunicar com o mundo e que essa manifestação não precisa ser tomada de “barulho” e euforia. Pode estar na riqueza e magia de notas musicais associadas a uma cantora que desde criança convive com o piano, compõe e reflete sobre a arte e a sua própria arte de encantar. 

http://www.jornalonorte.com.br/2011/05/19/show7_0.php

Nenhum comentário: