19 de dezembro de 2008

Machismo x machismo suicida no caso Marcelo Silva (ex-Suzana Vieira)

As revistas de opinião e de fofoca não páram de discutir o assunto dos últimos dias: a morte por overdose do ex-marido da atriz global Suzana Vieira. Capas e matérias de destaque foram dadas ao assunto, no entanto, algumas questões me chamaram a atenção e, claro, como não sou o único atento muitos devem ter percebido o quanto de machismo paira nas coberturas jornalísticas do caso.

Suzana Vieira não foi apenas vítima das traições do marido, mas também do machismo e desrespeito da imprensa. Manchetes associando a imagem dela a uma morte que envolve traição, drogas só me dão mais essa certeza. Desde o anúncio do seu romance com o militar Marcelo Silva a imprensa nunca perdoou o fato dela ser muito mais velha que ele. O contrário nunca percebi quando Roberto Carlos se casou com Miriam Rios por exemplo. Ou ainda no caso de Fábio Jr ao se unir a Guilhermina Guinle. Há muito de reprovação na atitude do segmento da imprensa que cobre as artes deste país.

Há muito de machismo na cobertura desse caso. Marcelo Silva, de repente, virou o alvo preferido de Maitê Proença, Ana Maria Braga e todos os amigos e colegas de Suzana Vieira, o que mais uma vez só demonstra o machismo de todos. A mulher vítima que sofre por conta de um macho traidor. Há machismo nas atitudes de Marcelo Silva, afinal, até onde foi divulgado ele agia como predador: um macho autêntico. Mas será que só existe Marcelo Silva? Estamos rodeados de homens e mulheres predadores imergidos no machismo.

Neste exato momento aonde está o seu machismo?



Já disse que mulher loira é burra?
Já se viu indignado com mulher no trânsito e disparou: 'sabia que era mulher!'? Chamou alguma mulher de rapariga, ratoeira, puta, safada só porque a achava solta demais pros padrões morais de uma mulher? Alguma briga com namorada, irmã ou prima por causa do decote, tamanho da saia ou a marca da calcinha na roupa? Em alguma situação se viu gritando a atendente de telemarketing só porque ela não fala grosso feito Ana Carolina? Já disse, uma única vez, que mulher histérica, estressada ou mal humorada está é com fome de pica?


Voltando...

Pois é...
o machismo está no nosso dia-a-dia. Assim como temos um quê da Flora criada por João Emanuel Carneiro, do coringa incorporado por Heath Ledger (do tb 'O segredo de Brokeback Mountain') também temos um quê de Marcelo Silva:
somos perecíveis ao tempo, ao narcisismo e a luxúria. Pois é...
o machismo está no nosso dia-a-dia. Assim como temos um quê da Flora criada por João Emanuel Carneiro, do coringa incorporado por Heath Ledger (do tb 'O segredo de Brokeback Mountain') também temos um quê de Marcelo Silva:
somos perecíveis ao tempo, ao narcisismo e a luxúria.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mídia está cheia, estourando de machos de rostos rugados à volta com com putas que se vendem pra ter suas contas pagas e roupitas de marca. Morrem de inveja, essas vadias, de mulheres como Suzana que não ficam vendendo a bunda pra ter continhas pagas, viagens e vestidinhos de marcas ou algum papel em novelinhas bregas.
Milhares de atores / cantores compram essas vadias e quando estas encontram mulher de atitude a condena pra preservar esse tipo medíocre de viver. Afinal, quem tem que levantar o "MORAL" não somos nós, mulheres e sim, vocês homens têm que ser jovem . Seja feliz, Suzana e o resto vá a pqp.